sexta-feira, 13 de maio de 2016

Ciumeiras*

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro


Esta crónica é publicada numa sexta-feira 13, dia de azar.
Fotografia daqui
Não se fala de outra coisa na cidade: num hotel de Vigo, um “milionário” viseense, armado de martelo e ciumeira, quando começou a agredir a mulher na cabeça teve um enfarte. Sorte dela, sorte dele, aquele azar do enfarte.

Eis mais duas histórias de ciumeira de milionários, a primeira contada já aqui em 2012 e que transcrevo tal e qual:

1. Achilles Brito, dono da conceituada firma Ach. Brito, que fornece ao mundo o sabonete Patti e muitos mais e igualmente bons, Achilles Brito, o patriarca fundador, ou o filho com o mesmo nome, ou o neto, nome transvirado em Aquiles por evolução ortográphica, não sei qual deles já que conto esta história com memória insegura nos detalhes, li-a em qualquer lado não sei onde, nem o senhor Google que sabe quase tudo sabe dela, Achilles Brito, dizia, perdidamente apaixonado pela sua mulher, linda como uma deusa, que ele precatava em casa, sempre em casa, dos olhos cúpidos da Invicta cidade, ela, violoncelista de topo, um dia aprazou um concerto num teatro da cidade, concerto anunciado em todo o lado e, vai daí, Achilles, homem de cabedais, achegou-se à bilheteira e comprou todos os bilhetes, para ser só ele e ninguém mais do que ele a “ouver” a sua exclusiva e linda mulher.

2. Hedy Kiesler nasceu em Viena em 1913 e, com dezanove anos, rodou “Êxtase”, um filme visualmente muito belo, em que uma mulher novinha casa com um homem velho e nada acontece; conhece então um homem mais novo e há acontecidos para cigarro ódepois. 
 É o primeiro filme da história do cinema em que...
Hedy Kiesler fez depois carreira em Hollywood como Hedy Lamarr; casou seis vezes e o seu primeiro marido, Fritz Mandl, um milionário vendedor de armamento, para ter o monopólio visual daquele corpo moreno, tentou comprar todas as cópias de “Êxtase” para as destruir.

Não o conseguiu, o ciumoso. Basta o leitor perguntar pelo filme ao sr. YouTube. Mas hoje não faça isso. Hoje é dia de azar.

Sem comentários:

Enviar um comentário