terça-feira, 29 de agosto de 2017

Paragem

Fotografia de Khaled Hasan


Assenta as tuas mãos sobre os meus ombros
e conduz-me.
Só os lábios respiram dentro de mim.
Só o mar murmura sobre as nossas costas.

As nossas costas parecem meias-luas
fechadas sobre nós neste momento.
Ouvimo-nos, apoiados um no outro.
Os dois somos aqui vida dupla.

No ar aberto, protegemos com as costas
o que roubámos ao mundo,
como se protege o fogo com as mãos,
ausentes, indiferentes,
à comédia.

Se é verdade que há uma alma em cada célula,
então abre-te a mim
porque sinto enleadas nos meus poros
as almas que ainda agora te roubei.

E tudo é a evidência do mistério.
Será mesmo possível que algum silvo
nos solte como estátuas mudas
como conchas que não sabem gritar?

Por ora, pesa sobre os nossos ombros,
o fardo da desordem.
Assim estamos unidos.

Assim dormimos.
Andrei Voznessenski
Versão de Armando da Silva Carvalho

1 comentário:

  1. Mais uma vez chego a um grande fotógrafo através do Sr Gato.
    Muito grato fico. Meus Deus, como sou ignorante…
    Vale a pena conhecer o site oficial de Khaled Hasan. Visitem com calma e atenção, pois é excelente!
    http://www.khaledhasan.com/website.html

    Khaled Hasan is a Bangladeshi freelance photographer, whose work appeared in several daily newspapers in Bangladesh and international Magazines, such as Sunday Times Magazine, American Photo, National Geographic Society, Better Photography, Saudi Aramco World Magazine, Guardian, Telegraph, The Independent and The New Internationalist.
    He was awarded the 2008 All Roads Photography Program of National Geographic Society, as well as the Alexia Foundation Student Award (Award of Excellence). He has been recognized with several awards including the Humanity Photo Documentary Award.
    Khaled believes in immersion photography, and listens, observes and talks with his subjects over an extended period of time. In Death of Dream, he focused on Dhaka's largest old-age home called Boshipuk, and followed the daily lives of the residents for two years.
    His photo essay documents the effect of modernization on the traditional structure of Bangla families, and which leads to old ways and values being discarded. Elderly parents are now forced to live out their old age alone, and face living the remaining of their lives in impersonal surroundings.

    E se necessário fosse preciso recordar: no fim somos todos UM…
    Ketama, Toumani Diabate, Danny Thompson – “Jarabi”
    https://youtu.be/YgZ2170arcY

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