quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Coisas boas*

* Publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 17 de Agosto de 2007


1. “Aquecimento global”? Nada disso! Este Verão é mais “arrefecimento global”. Vêm dois dias de calor e, logo a seguir, vêm quatro frescos. Verão bom! As casas de persianas para cima. Sem abafação. Sem incêndios, nem sirenes de bombeiros. Pelo menos até agora…

2. É bom ver a ecopista cheia de pessoas, em grupo ou sozinhas. A pedalarem em bicicletas high-tech ou em pasteleiras. 
Daqui

Em marcha acelerada ou a passear. De ténis ou de chanatos. De patins em linha, à procura da linha. De cá para lá, de lá para cá. A fazerem quilómetros. Bom, bom, as pessoas a dizerem «Olá!» e «Boa noite!» aos conhecidos. E aos desconhecidos.


3. Bom é o comboio turístico às voltas em Viseu. Podia ter uma pintura mais bonita, lá isso podia. Não importa. Caiu no goto. Anda sempre cheio. De miúdos e graúdos. A olharem para a cidade um olhar amável.

4. Muita gente, no centro histórico, nas Noites Brancas organizadas pela Associação Comercial. E nas outras noites também.

Foi bom ver os comerciantes a rasparem a ferrugem das rotinas: em vez de carpirem contra, a fazerem por.

5. Bom é termos gasóleo a 99 cêntimos. Ainda há dois meses era tudo pela tabela máxima. Finalmente há alguma concorrência. É precisa mais. Quando abrem as bombas do Retail Park?

6. É bom andar nas “nossas” auto-estradas. Para norte, na A24. Para este ou para a oeste, na A25.

Quanto à estrada para o sul, para Coimbra, é melhor não dizer nada. Este Olho de Gato é só para falar de coisas boas.

Sem comentários:

Enviar um comentário