Tocas e procissões*

* Hoje no Jornal do Centro


Estamos a meio do inverno no hemisfério norte. Hoje é 2 de Fevereiro, dia da marmota em Punxsutawney, uma pequena cidade norte-americana. É também dia de Nossa Senhora da Luz (ou das Candeias, ou da Candelária) em muitas paróquias, a começar por Carnide, onde, reza a lenda, fez a sua primeira aparição luminosa entre nós no século XV.

Hoje, ao nascer do sol, há uma visita à toca da marmota e das duas uma: ou o simpático roedor fica fora do buraco e isso significa que o inverno vai acabar cedo, ou o bicho volta logo para a toca, e então o inverno está para durar.

Hoje, pela manhã, há muitas procissões em honra de Nossa Senhora da Luz e das duas uma: “se a Senhora estiver a rir, está o inverno para vir, se estiver a chorar, está o inverno a passar.”

Quando escrevo estas linhas, não sei nada da marmota. Já a meteorologia diz-nos que a Senhora vai estar a rir, isto é, vai estar sol. Isso é bom: a chuva a sério ainda está para vir.

Uns cientistas cépticos do poder divinatório da marmota mergulharam nos arquivos e concluíram que, desde 1887, o bicho acertou 39% das vezes. Quanto à pontaria do riso e do choro de Nossa Senhora da Luz, não há números.

No filme “O Feitiço do Tempo”, o actor Bill Murray interpreta um meteorologista parvalhão encalhado em Punxsutawney, no dia 2 de Fevereiro. Não consegue sair nem do sítio nem do dia. Levanta-se cedo para ir ver a marmota, passa o dia a ser bruto como um testo, à noite deita-se e acorda no mesmo dia a meter a mesma pata na mesma poça da véspera. Então, perante tanto déjà vu, ele começa a ser menos bronco, a acertar onde antes errava, e lá conquista a bela Andie MacDowell.

Se Mário Centeno tivesse ficado encalhado no dia em que pedinchou dois bilhetes ao clube cujo estádio deve o nome à Nossa Senhora da Luz de Carnide, decerto, ao acordar da segunda vez, já não repetia a mesma asneira. Asneira que, apesar de tudo, não o deixa tão mal no retrato como naquel'outro, no réveillon, com a Lili Caneças.

Comentários

  1. Centeno deslumbrado com o phoder do desporto!

    E agora a sério: Joana Marques Vidal está a irritar muita gente.
    Já deu para perceber.

    ResponderEliminar
  2. A marmota Phil, este ano, previu mais seis semanas de inverno, isto é, enfiou-se na toca:

    https://www.theguardian.com/us-news/2018/feb/02/groundhog-day-2018-punxsutawney-phil

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares