Pode alguém ser quem não é? — pergunta JB*

* Comentário de JB em "Bom 2018!"

Bom dia, semana e ano.

Da série — “No tempo em que” havia músicos a fazer intervenção política.
Hoje: Sérgio Godinho e uma eterna questão….

Horas breves de meu contentamento.



Este disco entrou em casa pela mão do meu irmão P. e nunca mais deixou de rodar, fosse em gira disco mono ou stereo. Todos tínhamos uma atenção (devoção?) por este disco. As palavras, os sons, a mensagem, tudo foi novidade.
Neste LP, muitas letras me marcaram mas esta foi uma interrogação crucial para um jovem de 17 anos: “Pode alguém ser livre / se outro alguém não é / a corda dum outro / serve-me no pé / nos dois punhos, nas mãos / no pescoço, diz-me: / Pode alguém ser quem não é?”, e que continuou a marcar o meu percurso.

Olhando para o presente, considero que esta legislatura, no âmago, tem sido um NIM! Um Grande e Enganador NIM!

Ao acaso, e sem vasculhar muito no baú das memórias, uma discussão que fez os parceiros de geringonça “perder as estribeiras”, na época do (des)governo Passos “Tecnoforma” Coelho e do outro reacionário que o acompanhava, foi a nova lei das Fundações. O que disseram, o que escreveram… e agora? Agora não é prioritário, camarada…. Pois!

E como conseguem ter a desfaçatez de congeminar uma bomba ao retardador que vai ser a entrada da Santa Casa Misericórdia de Lisboa no Montepio?

Apenas dois exemplos do que continuam a ser interrogações sem resposta.

Assim, num ano decisivo, para o governo e para os partidos que o apoiam, deixo a pergunta aos senhores da coligação: decididamente quando vão começar a “dizer alguma coisa de esquerda”?

Daqui

Ó Costa, Jerónimo e Catarina - “Pode Alguém Ser Quem Não É?”




Senhora de preto
diga o que lhe dói
é dor ou saudade
que o peito lhe rói
o que tem, o que foi
o que dói no peito?
É que o meu homem partiu

Disse-me na praia
frente ao paredão
"tira a tua saia
dá-me a tua mão
o teu corpo, o teu mar
teu andar, teu passo
que vai sobre as ondas, vem"

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?



Seja um bom agoiro
ou seja um bom presságio
sonhei com o choro
de alguém num naufrágio
não tenho confiança
já cansa este esperar
por uma carta em vão

"Por cá me governo"
escreveu-me então
"aqui é quase Inverno
aí quase Verão
mês d´Abril, águas mil
no Brasil também tem
noites de S. João e mar".


Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

Mar a vir à praia
frente ao paredão
"tira a tua saia
dá-me a tua mão
o teu corpo, o teu mar
teu andar, teu passo
que vai sobre as ondas, vem"

Pode alguém ser livre
se outro alguém não é
a corda dum outro
serve-me no pé
nos dois punhos, nas mãos
no pescoço, diz-me:
Pode alguém ser quem não é?

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares