Idadismo*

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro


1. Edviges Antunes Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, acaba de ter os seus cinco minutos de fama, ao declarar à Lusa que aceitava uma “revisão ligeira” (sic) do Acordo Ortográfico.

A stora avisa logo que não quer o regresso das consoantes mudas porque, para os alunos, “é muito mais simples escrever conforme falamos do que estarem a perceber ou a decorar, principalmente depois de ter abolido e estar a escrever de uma determinada forma, estar a voltar atrás” (sic). Tentemos perceber esta ideia enrodilhada — a stora quer que os alunos espetem “espetadores” nas frases porque agora seria difícil a eles, que são novos, “voltar atrás”.

Logo a seguir, Edviges derrama: “o nível etário das pessoas é bastante elevado, em média, o que significa que há sempre aquelas vozes, que são os ‘Velhos do Restelo’, que tudo que seja mudança, não a vêem com bons olhos” (sic). Esta “sociologia” da stora tem também, infelizmente, problemas de gramática e de lógica. Tentemos desnevoar a coisa: a mulher acha que os velhadas são mais que muitos e uns imobilistas.

Conclusão: os novos “veem com bons olhos” o espetanço de “espetadores” ou o lúbrico “arquitetas” nas frases, porque foi assim que os acordistas os ensinaram, e eles não podem mudar; já os “velhos do Restelo” que “vÊem com bons olhos” espeCtadores e arquiteCtas nas frases, porque foi assim que lhes ensinaram, são uns atrasos de vida.

2. “Velho-do-Restelo” e “peste-grisalha” são anátemas etários muito usados.


Daqui
É conhecido o infame caso do deputado Carlos Peixoto, do PSD, que chamou “peste grisalha” aos reformados e, depois, exigiu uma indemnização em tribunal por ter sido criticado por isso num jornal.

Já “idadista” é coisa nova. Durante a discussão do orçamento, quem se atreveu nas redes sociais a criticar Mariana Mortágua, para além do trivial carimbo de “machista”, levou também com o de “idadista”.

“Idadismo” equivale, em bloquês, ao direitolas “peste grisalha”.

Comentários

  1. Artigo excelente!Acontece que os jovens,os adultos e os idosos, desde 2015,são obrigados a utilizar o (des)Acordo Ortográfico. Portanto cai por terra a teoria do tal " nível etário que é bastante elevado",dos velhos do Restelo, da " peste grisalha" até mesmo do "idadismo"...
    Resumindo: de acordo ou em desacordo o " barco continua a navegar" por águas turbulentas, até meias turvas,mas...lá prossegue o seu caminho indiferente aos "níveis etários" e às vozes dissonantes. Já agora, algumas alterações/ correções fariam algum jeito. Vamos ver!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares