Ainda o Fontelo! — texto e fotografias de JB

1. Realizou-se no dia 10 de Outubro a actividade “Indo EU BTT | Viseu”, prova de resistência de 6 horas, entre o Centro Histórico da Cidade de Viseu e a Mata do Fontelo.

Não sendo praticante desta modalidade fico satisfeito com a iniciativa e faço votos que tenha sido um êxito.

No entanto, penso que no acordo firmado entre a entidade promotora e a Câmara Municipal de Viseu constará uma alínea que dirá qualquer coisa como “devolver o Parque do Fontelo, limpo e em bom estado de conservação”. Julgo eu….

Ora o que se verifica é que passado mais de uma semana, o Parque do Fontelo continua pejado de fitas de plástico e outros apetrechos resultantes da prova. Quem e quando limpa?





2. O Inverno aproxima-se e os estragos nas árvores não dão descanso.

Desta vez foi um grande e pesado ramo que desabou sobre a cerca que divide o antigo parque de campismo (hoje ocupado por escuteiros) do parque.

O ramo já foi cortado e retirado. A cerca está danificada. As árvores continuam a lenta agonia…





Numa outra ocasião testemunhámos que até já os bombeiros são chamados para “aparar” ou “controlar” os eventuais prejuízos.




3. Os caminhos continuam a ser reparados e mantidos e a limpeza é feita, o que quer dizer que os funcionários conhecem o seu “conteúdo funcional”. Mas o que continuo a questionar é se no largo do Rossio quem tem o Parque do Fontelo à sua guarda faz a mínima ideia do seu estado? Há algum programa de reflorestação?


4. Termino com a reparação de um lapso. Desde Junho/Julho que está refeito o muro que separa a Estação Agrária do Parque do Fontelo. Ficou muito bem e saúdo os responsáveis por esta obra. Mas há mais “buracos” ao longo do parque…

Na sequência da recuperação (finalmente… ufff!) do Pavilhão Desportivo, o muro que separa o dito pavilhão do parque, foi todo refeito.

Agora veremos como se irá conjugar o aumento de utentes com a dificuldade de estacionamento, pois…!




Comentários

Mensagens populares