sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vaca seca *

* Publicado hoje no Jornal do Centro 


Fotografia daqui
1. Há exactamente quatro anos, no início de Novembro de 2010, os donos da PT decidiram fazer uma distribuição antecipada de dividendos — €1,65 por acção. A venda à Telefónica da sua participação na Vivo tinha sido um jackpot para a PT e eles queriam mungir bem a vaca-leiteira antes do fim do ano, já que em 2011 essas operações iriam pagar mais imposto.

Na altura o estado tinha uma "golden share" na PT que era suposto existir para defender o interesse público mas não foi usada pelo poder político para impedir aquela ordenha. O governo de então deixou ainda a CGD alinhar ao lado do BES e da Ongoing (para só referir os três maiores accionistas).

Como se sabe, Sócrates nos “negócios” foi sempre o contrário de um “animal feroz”; Teixeira dos Santos fez um alerta piedoso para o "dano” daquilo na “reputação” da PT; e o candidato presidencial Manuel Alegre, na Feira dos Santos de Mangualde daquele ano, chamou “imoral” àquela “trova ao dividendo que passa”.

A “golden share” serviu para os governos empregarem boys, serviu para impedir a OPA de Belmiro Azevedo à PT, serviu para a PT instalar uma TDT de quatro canais, quando até a Grécia tem dezassete. A “golden share” serviu para tudo e um par-de-botas, só não serviu para travar aquela vergonhosa fuga aos impostos.

Este episódio e os muitos episódios iguais do rentismo predador e corrupto das nossas “elites” muito contribuíram para que, meio ano depois, um falido Portugal tivesse que pedir a intervenção da Troika.

Já este ano, depois do espírito santo ter secado todo o leite da PT, andam agora para aí catorze ilustres, onde avultam os srs. Bagão Félix, Pacheco Pereira e Francisco Anacleto Louçã, a clamar que se use dinheiro público para resgatar a PT.

Porque é que eles não organizam uma “patriótica” recolha de fundos e compram 50,01% das acções da PT? Elas até estão baratas.

2. Voltando à vaca-fria, já está preso alguém no “caso BES”?

2 comentários:

  1. Tenho dificuldade em acompanhar a velocidade deste blog.

    Mas aqui fica uma participação (atrasada) para a análise das dificuldades desta família e sobretudo a incapacidade em encontrar habitação condigna na Comporta…

    Título do jornal i on line: “Salgado transferiu centenas de milhões de euros através de offshore antes de sair”.
    O que se me oferece dizer sobre este caso de distração no logaritmo…

    Ora então, eu penso de que:
    A) Monty Python recusam 32 milhões de dólares para fazer digressão mundial.
    B) Novo livro diz que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena e teve dois filhos.
    C) Uma viagem para além do fim do mundo – é o destino deste governo.
    D) Só 5 em cada 100 empresas em Portugal não tem acesso à Internet em banda larga. Não devíamos penalizar o Sócrates por esta falha?
    E) Municípios não vão poder dispensar ou despedir professores, garante Governo da TRETA…
    F) Se beber, não discurse.
    G) Maria Luís admite "surpresas positivas" em 2015. Certo, dia 1 de Abril passa a Feriado Nacional!

    Penso, Logo Desisto (mas ainda insisto).

    E no fim, há uma pergunta interessante (não mais do que isso) do autor do artigo do jornal, que recordo: “Voltando à vaca-fria, já está preso alguém no “caso BES”?








    ResponderEliminar