"Os pobrezinhos", por JB*

* JB deixou, em comentário ao post "Os ricos cheios de trabalho, preocupações", a seguinte antologia:

Preocupações... diz bem:

Exemplo 1: 
«Gosto de passar férias na Comporta. É como brincar aos pobrezinhos»

Exemplo 2:
«Vamos ter que empobrecer muito, mas sobretudo vamos ter que aprender a viver mais pobres»

Exemplo 3: 
«Sou mais adepta da caridade do que da solidariedade social»

E fiquemos por aqui que este post “caritativo-corporativista" (provocação...) já me faz lembrar as saídas da missa, nos meus anos de miúdo, em que ouvia as senhoras a darem a esmola e a dizerem: 
Fotografia Olho de Gato
«Toma lá. Mas não é para o vinho.»

"Na minha família os animais domésticos não eram cães nem gatos nem pássaros; na minha família os animais domésticos eram pobres. Cada uma das minhas tias tinha o seu pobre, pessoal e intransmissível, que vinha a casa dos meus avós uma vez por semana buscar, com um sorriso agradecido, a ração de roupa e comida." 
António Lobo Antunes


"Os pobrezinhos
tão engraçados
pedem esmolinha
com mil cuidados

Todos sujinhos
e tão magrinhos
a linda graça
dos pobrezinhos..."
Armindo Mendes de Carvalho


E fiquemos por aqui que este assunto está a perturbar a minha leitura do Financial Times.

Afinal é uma matéria de pentelhos, como dizia o outro próchinês... e pobre!

Preocupações....!

Comentários

Mensagens populares