Uma peta*

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro

1. O orçamento municipal para 2014 em Viseu é um desapontamento, contudo o PS, o CDS e o PCP abstiveram-se na sua votação na assembleia municipal. Ficaram-se por um “nim” cinzento e átono perante um orçamento que, ao contrário do que vinha a fazer Fernando Ruas, aumenta as despesas correntes em vez de as diminuir.

Politicamente, os quatro vereadores da oposição deixaram-se emparedar, a sua voz não chegou a lado nenhum sobre este assunto. 


Foram muito vocais perante alguns milhares de euros da festa de fim-de-ano, perante os milhões do orçamento afonizaram.

Merece referência a clareza política de Carlos Vieira do bloco de esquerda, o único deputado municipal que votou contra um orçamento que, só em taxa de resíduos sólidos, prevê fazer pagar aos viseenses mais um milhão de euros do que pagaram em 2013.

2. Como é sabido, José Sócrates embaralhou-se todo sobre o que fez durante o heróico Portugal – Coreia, em 1966. Disse ele na televisão que ia a caminho da escola enquanto Eusébio e os magriços viravam o resultado. O problema é que o jogo foi num sábado à tarde de um 23 de Julho. Tempo de férias.

Como explicou Baudelaire, a memória é um palimpsesto, a memória é um pergaminho que se vai apagando para tornar a escrever por cima. Sem darmos conta “alteramos a história de cada vez que voltamos a recordá-la”, lembra Nassim Nicholas Taleb em “O Cisne Negro”.

Sócrates disse uma peta sobre o que aconteceu naquela longínqua tarde de Verão de 1966? Claro que sim. A si próprio.

Comentários

  1. É uma desilusão tremenda esta "nova" oposição. Do PS ao CDS, este último tinha na AM um independente que aparentava não ter medo de dizer as verdades, mas nem esse as diz.Também terá dito "nim".A oposição fraca e pouco competente ajudou a que Ruas terminasse o mandato com muitos erros de palmatória. Uma lição que não parecem ter aprendido.Uma nota sublinhada para o PS que tem maiores responsabilidades por ter sido o segundo partido mais votado. Continua a não ter qualquer relevância na discussão.A cidade só ganha se a oposição fizer o seu trabalho. E Almeida Henriques também reconhecerá que com uma oposição boa o seu mandato também será melhor. Quam ganha é sempre Viseu.

    ResponderEliminar
  2. Isto não é uma oposição é uma vergonha. Mais valia terem dado 98% ao psd porque para o efeito tinha o mesmo valor.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao José Sócrates, meu caro, andou na escola como todos nós, e saberá tao bem como eu que ao sabado e domingo era habito os miudos encontrarem-se na escola, seja para jogar futebol, para fazer coisas normais da idade... Pois bem eu fui quase todos os sabados ou domingos a minha escola primária. Ora para jogar futebol ora para pregar umas quantas partidas aos colegas. Era normal. Nao me espanta portanto que o ex PM o tenha feito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares