O IMI pós-troiko

     No final de Março do ano passado, ainda Sócrates governava de PEC em PEC, deixei aqui uma previsão num post intitulado IMI - o fim do oásis: «há que contar  também com aumentos de impostos sobre o imobiliário. No PEC5 ou no PEC6. Que é como quem diz, em 2012.»
     Um ano depois, as cartinhas do ministro Gaspar com os novos valores matriciais para a cobrança de IMI estão a chegar.
No Correio da Manhã de hoje
      É mais um golpe duro na classe média e a comunicação das finanças aos proprietários é tudo menos clara. Há casas cujo valor fiscal é multiplicado várias vezes, estando, agora, com valores de mercado ou até acima do mercado que está cada vez mais anémico.
     Nalgumas avaliações mais vale os proprietários dizerem à ministral figura:
     «Dizes que o meu T3 vale 150 mil euros? Porreiro, pá! Vendo-to por esse preço, oh Gaspar!»
     Fica já aqui um aviso aos eleitos no concelho de Viseu: senhores deputados municipais e senhores vereadores, muita atenção às taxas de IMI que vão aprovar para 2013. Lembrem-se do massacre a que estão a ser sujeitas as pessoas. 
     Este aviso dirige-se especialmente aos eleitos socialistas no concelho de Viseu: nos últimos anos a abstenção, o défice de convicções e a falta de firmeza de vossas excelências em matéria de impostos municipais foi uma vergonha.
     Como o principal responsável por esta estratégia de capitulação perante o dr. Ruas foi para uma veniaga simpática na "Europa", há que esperar, agora, mais firmeza nos eleitos socialistas. Para bem dos viseenses.

Comentários

  1. O IMI da minha casa, com 17anos foi multiplicado por 3.
    Restaurei um edifício em ruinas no Centro histórico, e o IMI foi multiplicado por 15!
    Mas tenho uma contrapartida: Uma casa com 300 anos, restaurada, em que se mantiveram as escadas, paredes, tectos e pavimentos, as finanças puseram-nas novas!Porque dá mais jeito.
    São bons incentivos.
    Não há pois que admirar que o miolo da cidade esteja como está com o dr Ruas farto de apregoar que dá 5E m2 para o arranjo de fachadas, quando recebe de licenças e outras taxas 5 vezes mais e quando as Finanças multiplicam assim o IMI à medida do que precisam para cada PEC!
    Parvos somos nós!
    Agostinho Matos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares