Diagnóstico - prognóstico - novo diagnóstico - novo prognóstico

Em Março de 2011, 
há um ano, quando José Sócrates 
ainda era mas já não era,
fiz neste blogue um "prognóstico sobre o futuro" 
que publico hoje outra vez:

     Enquanto, em 2005, o PS-Viseu estava muito mal colocado junto de José Sócrates, agora o PSD-Viseu está muito bem colocado junto de Pedro Passos Coelho.
     O PSD-Viseu foi um dos esteios da vitória  interna do líder   do PSD.
     Ora, isso vai ter consequências e uma delas é óbvia: Fernando Ruas vai deixar a câmara de Viseu na mão de Américo Nunes ainda este ano. 
     Ruas não vai resistir ao apelo de Lisboa.
     Pena o PS concelhio não poder dizer grande coisa  quando isso acontecer porque tem um telhado de vidro enorme chamado Miguel Ginestal que não honrou o voto dos viseenses que nele votaram e, ainda por cima, deixou a substituí-lo na câmara de Viseu uma liderança pífia .


       O que está dito acima tem um ano e foi um fiasco. Um naufrágio.
       Chegados a esta fase, a este desastre que nunca aconteceu a génios como o professor Marcelo Rebelo de Sousa, podia meter a viola no saco, engolir em seco, e desistir. Mas não, não desisto.
       Apesar de todos os avisos em contrário do célebre João Pinto do FêCêPê, vou fazer mais um "prognóstico sobre o futuro"

O dr. Ruas não deixou oficialmente 
a câmara nas mãos do dr. Américo Nunes em 2011
 mas vai fazê-lo em 2012.

       Porque é que digo isso? 
       Repare-se: o super-ministério do Álvaro está abanado. Um secretário de estado já foi borda fora empurrado por António "três gargantas" Mexia, da EDP. O ministro leva tiros todos os dias.
       Ora Viseu tem uma cota de três representantes no Ministério da Economia e do Emprego: o Álvaro, António Almeida Henriques e Sérgio Silva Monteiro. Este ministério podia e devia ter a sua sede em Viseu, conforme este blogue sugeriu em devido tempo.
      Mas regresse-se ao "prognóstico" para 2012: quando o desgastado Álvaro cair, para se manter a cota de Viseu no governo, entra para o seu lugar o fresco Fernando Ruas e fica Américo Nunes a fazer oficialmente na câmara da cidade de Viriato aquilo que já está a fazer oficiosamente.

Comentários

  1. Eu, pessoalmente, acho que Ruas só virá para Lisboa quando em Viseu não houver mais "aquela coisa" que o deixa sem um único branco!..

    ResponderEliminar
  2. O gato não tem o talento da Maya!
    Pois, o homem só irá se levar consigo o "chefe de gabinete", actual vereador e "burro de carga" que veio com ele, mais a secretária e finalmente se não tiver juízo porque se irá "espetar". Autocrata é mas "burro" não!

    ResponderEliminar
  3. Teoricamente a projecção faz sentido. E o Rei Ruas aguenta-se em Lisboa? Uma coisa é a CMV outra é um ministério. As perguntas dos jornalistas de Lisboa queimam, Streets está habituado às perguntas dos jornalistas de Viseu e estas curam. É o problema de se lidar com ocs domesticados. Por outro lado ser capitão de um insuflável, não dá habilitações para comandar um petroleiro.

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel Fernandes:

    Reparei que não acredita na capacidade do dr. Ruas em marinhar nos bastidores ínvios e conspirativos da capital.

    Da resiliência do Álvaro não diz nada.
    ;)

    Portanto: acredita que vamos ter mais 18 meses em que a situação oficiosa do dr. Américo Nunes não passa a oficial.

    Se tal acontecer, em 31 Dezembro, lá terei que confessar mais um naufrágio do prognóstico e dar razão ao João Pinto do FêCêPê.

    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Caro Alexandre Rodrigues
    Relativamente a Ruas sou um moderado, significa isto que não o acho um génio da gestão autárquica mas também não o considero um Flop. Ainda somos novos, teremos tempo para fazer um juízo sério sobre o seu trabalho e os seus longos anos a comandar o nosso barco. Em termos de poder, como saberá, quanto mais alto estamos mais forte é a conspiração.

    Álvaro estará a prazo. O simpático emigrante pensou em produzir um trabalho sério, mas braço de ferro não é a modalidade de eleição dele.

    Américo Nunes, será vice mas presidente-de-facto até o último dia.

    É a minha aposta, mas desde já aviso que hoje não acertei uma cruz no euromilhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      A sua capacidade descritiva fica com o prestígio abaladíssimo ao afirmar que "Ainda somos novos" — isso aplica-se a si mas não a mim. (Era bom, era).

      Na semana transacta saíram-me 3 euros e setenta cêntimos no euromilhões o que, ao dar-me sorte ao jogo, me retirou o resto.
      Boa noite e bom fim-de-semana e que, para variar, ganhe o Sporting

      Eliminar
  6. Caro Alexandre

    Daqui por largos anos, com o devido distânciamento, estaremos a discutir o consulado Ruas. Isto eu aposto. E aviso que me recuso a morrer antes dos 100 anos.

    Como lhe digo no euromilhões não acerto, e hoje na bola foi nulo, nada que me preocupe.

    Boa noite, bom-fim-de-semana e sorte em campo.

    ResponderEliminar
  7. A grande obra de FR não se vê, porque está enterrada! lembra-se de não haver água no Verão nas casas, com 3 ou mais andares?
    Durante o seu “consulado” tem sido feita obra - muito boa, boa, assim-assim, má e muito má, porém impossível de comparar com outros que o antecederam porque nunca houve ( nem haverá, felizmente) quem tenha estado tantos anos e sobretudo, tenha tido tanta “teta” e tão grandes onde “mamar” – os fundos de Lisboa e europeus que foram “chupados” e por vezes mal aproveitados.
    Falhou, claramente no lançamento de uma cidade média e moderna, sem renegar o passado e caiu no mesmo erro de muitos outros de deixar os "empreiteiros" e "merceeiros" à solta. Apostou num modelo que deu muito dinheiro a ganhar mas sem futuro, como se vê agora.
    Na comparação com outras cidade de dimensão aproximada e menos rotundas com relva e flores de estufa, parece-me que ficámos a perder.


    AP

    ResponderEliminar
  8. Passos Coelho teve que explicar ao presidente do congresso (F. Ruas) e aos congressistas que tinham feito asneira na votação sobre as directas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares