Primavera no outono

* Publicado hoje no Jornal do Centro.


     No início deste ano, Mohammed Bouazizi, um licenciado tunisino impedido de ganhar a vida como vendedor ambulante, deitou fogo a si próprio. Esta tragédia fez acordar a rua árabe. Centenas de milhares de pessoas encheram as praças de vários países com uma mensagem poderosa – queriam a liberdade.
      A morte de Bouazizi deu início à “primavera árabe” que está a reconfigurar a paisagem política no médio oriente: já caíram Ben Ali (23 anos de poder na Tunísia), Hosni Mubarak (29 anos no Egipto) e Muammar Kadhafi (42 anos na Líbia). 
     A seguir pode ser Bashar al-Assad, presidente sírio que está a massacrar o seu povo. Não era mau que ele fosse atingido por um qualquer satélite dos que andam a regressar desgovernados à mãe-terra.
Imagem daqui

     Depois da secularização feita pelo “socialismo nacionalista” árabe até aos anos de 1970, passou a ganhar força o islamismo que impôs regimes confessionais. Começado em 1979 por Khomeini no Irão, este processo acelerou-se a partir da queda da União Soviética.
     Como diz Slavoj
Žižek,
os Estados Unidos fizeram um erro terrível ao terem armado o islamismo radical contra os “socialismos” árabes. Ao fazerem isso, eles atiraram um boomerang para o ar, boomerang que, anos depois, deitou abaixo as torres gémeas. 
     Agora entrou-se noutro ciclo: a primavera árabe quer democracia e isso enfraquece a tese da “excepção islâmica”: a tese que o islão é incompatível com a democracia e o estado de direito. 
     Para aprofundamento deste tema, é recomendável a análise de Sami Zubalda intitulada “The arab spring in historical perspective”. 
     Entre a morte de Mohammed Bouazizi e as primeiras eleições livres da história da Tunísia passaram 292 dias. Foram no passado domingo.
     Saúde-se esta primavera no outono.

Comentários

  1. " Tenho muitas dúvidas...Esta cultura disfarçada de democracia, tem muita dificuldade em assumi-lo.Dão jeito algumas primazias e algum totalitarismo...Liberdade, para quem?????Respeito pelas decisões e opiniões dos outros...difícil. Até a Turquia tão ocidentalizada, a querer pertencer à UE há 14 anos, apenas com 9% do território na Europa, continua no interior, a praticar os "Crimes de Honra". Isto é que é democracia?????????????

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares