Falidos! *

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro


     1. “Falidos!” é um micro-livro, editado pela Porto Editora, escrito já este ano, sob anonimato, por um francês apanhado nas armadilhas do sobreendividamento.
     Numas poucas dezenas de amargas páginas é descrito o mecanismo em que os bancos fazem de dealers de consumos compulsivos a junkies a quem nunca é negado um novo empréstimo, “reembolsável em pequenas mensalidades”, “faça já a simulação”, “o seu sonho à distância de um clique”, “não paga as três primeiras mensalidades”.
     O autor conta que, depois de ter tido um derradeiro crédito para “comprar o último televisor Sony, ecrã chato, tão chato como a minha vida”, se exilou no Vietnam “sem possuir absolutamente nada e, portanto, sem ninguém poder tirar-me nada”.
     Frei Bento Domingues, no prefácio, chama a este livro “um grito documentado de uma tragédia que exige uma mudança de civilização”, mudança de civilização que “Falidos!” deseja.
     Este texto interpela directamente o leitor, e lamenta que uma “educação arcaica [que] nos forma para a competição, o individualismo” nos tenha feito perder “o gosto pelo combate colectivo”.
     Termina a enumerar quatro armas pacíficas para que o homo sapiens desaperte a gravata de seda de homo capitalis, regresse à condição de homo sapiens, e reaprenda a “inteligência da sobriedade”. Em suma: ao descrever a miséria dos vietnamitas com quem vive, que têm um esperança de vida de 45 anos, este francês de 60 sofridos anos interpela-nos, a nós ocidentais instalados nos nossos confortos, para sermos frugais.

     2. Depois do congresso deste fim-de-semana, espera-se que o PS se assuma como o partido de oposição que o país necessita.
     O mesmo se espera do PS no concelho de Viseu que — depois da deserção de Miguel Ginestal — tem estado metido no bolso de Fernando Ruas.

Comentários

Mensagens populares