10 de Junho de 1977

Jorge de Sena (imagem daqui)

«Porque os portugueses são de um individualismo mórbido e infantil de meninos que nunca se libertaram do peso da mãezinha, e por isso disfarçam a sua insegurança adulta sob a máscara da paixão cega, da obediência partidária não menos cega, ou do cinismo mais oportunista , quando se vêem confrontados, como é o caso desde Abril de 1974, com a experiência da liberdade.
     

Isto não sucedeu só agora, e não é senão a repetição de outros momentos da nossa história sempre repartida entre o anseio da liberdade que ultrapassa os limites da liberdade possível (ou seja a liberdade dos outros, tão respeitáveis como as de cada um) e o desejo de ter-se um pai transcendente que nos livra de tomar decisões ou de assumir responsabilidades, seja ele um homem, um partido, ou D. Sebastião.»

Jorge de Sena,
discurso na Guarda, 10 de Junho de 1977, 
que pode ser lido na sua integralidade aqui

Comentários

  1. " São assim tão maus????E medem-se sempre os outros pela mesma bitola???? E aqueles que não tiveram nunca uma mãzinha????Paternalismo do estado???dependência do mesmo, sim. Não somos todos parte dele?Uns mais do que outros está certo!Então e o estado social é o quê? E afinal onde estão os principios da igualdade, da democracia?Cegueira e cinismo?Claramente oportunista por parte de quem beneficia com tal.
    Conveniências à parte, " bater" nas pessoas talvez não seja o ideal, ou o mais lógico.Penso que quem fala assim não sabe o que era a vida de algumas( quiçá muitas) pessoas antes do 25 de Abril. Será que é mais uma atoarda??? Às vezes acontece...Mas apenas se faz uma leitura das palavras e tão somente.Ah, como era ser-se um pobre agricultor. Ah como era a vida dura e conveniente para quem sobrevivia de forma engalanada, à custa do suor dos outros. A escravatura camuflada de servilismo e de compaixão. Coitaditos...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares