Um pesadelo

     Como é sabido, estão previstas portagens nas SCUT a partir de 15 de Abril. Já falta menos de um mês.
     A A25 não tem alternativa. A excelente que existia — o IP5 — foi destruída em grande parte ao fazer-se a auto-estrada por cima. 
     Já a alternativa à A24 também não está grande coisa. Esta semana fiz a velha e mítica N2 entre Viseu e Lamego. Deu para fazer uma avaliação sofrida  daquela estrada. Sofrida porque, apesar de ir devagar,  não consegui evitar todos os buracos e armadilhas do piso.
     Pode-se afirmar que a qualidade da N2 entre Viseu e Lamego oscila entre o regular (±50%), o mau (±30%) e o muito mau (±20%). Esta estrada não está em condições para acomodar o aumento de tráfego que vai ocorrer a partir de 15 de Abril.
    Todas as estradas adjacentes às SCUT vão ter um grande aumento de tráfego, tráfego também muito aumentado de pesados.
     A edição de hoje do Expresso traz uma entrevista com José Luis Simões, administrador de uma das maiores empresas de transportes do país:
    P.: Que pensa das portagens para as SCUT?
    R.: Politicamente não as quero avaliar mas é desastrosa para algumas regiões, e insustentável para os operadores.
    P.: Quer isso dizer que, quando houver portagens nas SCUT, os pesados vão voltar à rede antiga?
    R.: Sempre que houver alternativa e for possível. Não temos preço para utilizar estradas com portagem. Mas temos de ver e contabilizar os descontos agora prometidos.
     Que não haja dúvidas: a partir de 15 de Abril, circular em muitas das nossas estradas nacionais e municipais vai ser um pesadelo.

Comentários

Mensagens populares