Desenfrentamentos *

* Publicado hoje no Jornal do Centro. 

No seu “Portugal, Hoje: O Medo de Existir”, o filósofo José Gil faz uma fuga de informação, uma “leak” ao melhor estilo Assange. Conta ele que uma diplomata francesa que viveu muitos anos na China e outros tantos em Portugal diz que os portugueses são os “chineses do Ocidente” porque, enquanto “os chineses nunca vão directamente ao assunto”, os portugueses “percorrem espirais, caminhos ínvios e barrocos até abordarem a questão”.

     
Basta ter lido Sun Tzu para se perceber que o saber milenar chinês evita o enfrentamento directo.
     
Por cá, já se sabe, ninguém se quer incomodar. É tudo manso, até a tia de Louçã. Para não falar na suavidade dos jornalistas, tão bem percebida por Cavaco. Ou, em Viseu, da “oposição” nem-sim-nem-não-antes-pelo-contrário que calhou ao dr. Ruas depois da deserção de Miguel Ginestal.
     
Mas, deixemo-nos de “espirais”, e cheguemo-nos ao ponto, aliás, aos pontos que têm a ver com a última ida de Teixeira dos Santos à China.

Imagem daqui   


O ponto chinês: a China tem 2,45 biliões de dólares de reservas em divisas estrangeiras e não pode ter todos os ovos no mesmo cesto (entenda-se, o dólar como valor de refúgio já teve melhores dias). O facto é que este ano a China está a comprar muito mais euros e ienes e os restantes tigres asiáticos estão também a seguir-lhe o exemplo.
     
O ponto português: no primeiro semestre de 2011, Portugal precisa de “rolar” dívida antiga no valor de 19,2 mil milhões de euros e contrair dívida nova de 6 mil milhões. Ao todo são 15% do PIB, mais coisa menos coisa. Muito dinheiro. E dinheiro cada vez mais caro.
Imagem daqui
     
Teixeira dos Santos agora já só deseja boas-festas aos “suaves” jornalistas portugueses.
      
Espera-se que, em Pequim, tenha ido ao assunto. Com prudência chinesa e mansidão lusa.
     
Em 2011 se verá.

Comentários

Mensagens populares