NATO *


* Publicado hoje no Jornal do Centro
     
A NATO e o Pacto de Varsóvia eram duas faces da mesma moeda a que se chamava Guerra Fria. Já passaram duas décadas sobre o desmoronamento do império soviético. Agora que a poeira assentou, é interessante olhar-se para o que aconteceu.
     
É verdade que o regime comunista estava tão senil como os velhos que mandavam no comité central. Mas foi o descontentamento do povo que verdadeiramente fez cair o império soviético?
     
David Kotz e Fred Weir, dois peritos em assuntos russos, defendem que não. Na ex-URSS as coisas não aconteceram por nenhuma movimentação popular pró-democracia.
     
A tese deles é a seguinte: as elites que controlavam a URSS perceberam que era melhor para os seus interesses que o império soviético caísse, pois eram essas elites que iam ficar com os despojos. 
Imagem daqui
     
E foi isso que, de facto, aconteceu: os políticos mais poderosos e os oligarcas multi-milionários que emergiram na nova Rússia era tudo gente que pertencia à classe dirigente comunista, a começar por Putin e Ieltsin que foram do topo do KGB para o topo do estado. 
     
As teorias do triunfo imparável da democracia que nos animaram a seguir à queda do muro de Berlim têm que ser temperadas com a observação destes factos.
     
E, infelizmente, há ainda mais más notícias para as democracias liberais. A somar à pressão dos fundamentalismos, os efeitos da crise sistémica global estão a minar todos os dias os sistemas de protecção social em que assentam a moderação e a paz social das sociedades abertas.
     
Depois do colapso soviético, a NATO tem feito sucessivas revisões estratégicas — em 1991, em 1999 e, agora, em 2010 em Lisboa. A sua crise de identidade continua.
     
Para já, a NATO vai retirar do Afeganistão. Com o rabo entre as pernas. Tal como fez Mikhail Gorbatchev, em 1989, na véspera da implosão soviética.


Comentários

Mensagens populares